Habilitação em Banco de Sangue

O QUE DIZ O CRBM SOBRE A HABILITAÇÃO EM BANCO DE SANGUE?

R: O profissional biomédico com habilitação em Banco de Sangue tem competência legal para assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-tranfusionais e é capacitado legalmente para assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades;

QUAIS TÉCNICAS SÃO EXECUTADAS EM UM BANCO DE SANGUE?

R: O sangue é submetido a vários processos após a coleta, incluindo teste para as principais doenças transmissíveis pelo sangue. Sendo obrigatório os testes de AIDS, Sífilis, HTLV 1 e 2, Hepatite B e C, Chagas e Malária em regiões endêmicas. O doador é avisado de seu resultado e orientado a realizar uma investigação mais detalhada em serviço de referência.

O sangue é separado em hemocomponentes para melhor atender às necessidades dos pacientes, transfundindo apenas o componente necessário em maior concentração e menor volume, evitando desperdício e valorizando ainda mais a doação.

A rotulagem ocorre após os resultados dos testes. As bolsas reprovadas são descartadas e as aprovadas são identificadas com: nome e endereço do Banco de Sangue, tipagem, fator RH, testes realizados, observações técnicas e identificação que permitam a rastreabilidade do doador. Após, as bolsas liberadas passam para o estoque ficando disponível para transfusão e distribuição aos hospitais conveniados conforme a necessidade e compatibilidade com cada paciente. Realizar exames pré e pós-transfusionais Antes da doação, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames no sangue coletado: Tipagem sanguínea ABO e Rh; Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares (PAI); Teste de Coombs Indireto; Fenotipagem do Sistema Rh Hr (D,C,E.c,e), Fenotipagem de outros sistemas; Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/II.

COMO SE TORNAR CAPACITADO EM BANCO DE SANGUE     ATRAVÉS DA BIOMEDICINA?

R: O estágio obrigatório deverá ser realizado em um banco de sangue, cumprindo a carga horária exigida pelo conselho. Muitos bancos de sangue promovem estágios voluntários, mas você terá que procurar por iniciativa própria, são poucas as universidades que oferecem estágio nessa área.

ONDE TRABALHA OS HABILITADOS EM BANCO DE SANGUE?

R: Embora possa parecer óbvio que os profissionais habilitados nessa área trabalhem em bancos de sangue, é preciso dizer que existem locais que são exclusivos para a prática do banco de sangue, mas a maioria destes bancos estão localizados dentro de hospitais públicos e particulares. 

E O MERCADO DE TRABALHO EM BANCO DE SANGUE?

R: Geralmente essa não é a habilitação de primeira escolha da maioria dos estudantes, o que abre um precedente para que se conquiste uma vaga de emprego mais facilmente em decorrência da menor concorrência em comparação com outras áreas que saem muitos habilitados. 

QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS PARA TRABALHAR COM BANCO DE SANGUE?

R: O profissional em banco de sangue precisa se identificar com as matérias de hematologia, bioquímica, imunologia, análises clínicas e entender que os processos em um banco de sangue são extremamente rigorosos e precisam ser executados com perfeição sem pular nenhuma etapa.

Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora